terça-feira, 15 de novembro de 2011

Nossos vizinhos, Perssonagens do cangaço na região de Paulo Afonso - João de Souza Lima

Paulo Afonso foi uma das regiões mais visitada pelos cangaceiros e muitos remanescentes permaneceram ainda na região depois que o cangaço foi extinto.

Pedro Silvestre (o senhor com a bengala) foi um dos maiores coiteiros de Lampião. Ele residia no povoado Lagoa do Rancho e foi um dos que  enterrou o cangaceiro Sabiá, morto por Lampião

Arlindo Grande também foi  coiteiro e a residência dos seus pais foi um dos lugares onde eram realizados os famosos bailes do cangaço, no povoado Várzea.
o soldado volante Teófilo Pires do Nascimento foi um dos maiores perseguidores do cangaço e foi ele quem matou o cangaceiro Calais.
no centro da foto o senhor Antonio Chiquinho, construtor da Lagoa do Mel, local onde Lampião matou 16 soldados e nesse mesmo tiroteio perdeu seu irmão mais novo,  Ezequiel.
Antonio foi quem enterrou Ezequiel e depois foi forçado pela policia a desenterrá-lo. Faleceu  recentemente com 106 anos de idade residindo ainda no povoado Baixa do Boi.
 o soldao Antonio Calunga e Ozeias (irmão de Maria Bonita) dois remanescentes das lutas cangaceiras em Paulo Afonso.
o cangaceiro Alecrin.
Seu nome era Pedro Rimualdo e foi da volante, preso por Lampião foi salvo da morte pelo primo Ângelo Roqaue e foi forçado a ser cangaceiro.
Viveu sempre no seu local de origem: o povoado Sítio do Lúcio.