quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Morreu Arlindo Grande, ex-coiteiro de Lampião

Faleceu nessa madrugada de 10 de setembro de 2012 Arlindo Grande, o maior vaqueiro da região de Paulo Afonso e um dos grandes coiteiros de Lampião.
 

Arlindo residia no povoado Várzea, entrada do Raso da Catarina e foi nessa localidade que ele conheceu Lampião e seu grupo, era um menino de 7 anos deparou-se com Lampião, na estrada. Este lhe pediu que subisse na lomba do seu cavalo e o levasse até sua casa. Lá o rei do cangaço conheceu seu Avô João da Varje e seus pais Quinca e Aristéia e apartir deste encontro a sua residência passou a servir de coito e era sempre um dos lugares preferidos pelos cangaceiros para realizarem os famosos bailes.

O velho Arlindo lembrava com saudade que Lampião vinha semanalmente para descansar. "Toda vez que ele chegava tinha festa: Matava-se animais e o Cangaceiro que gostava de forró, logo organizava o baile".

Ele foi casado com dona Nina, irmã do cangaceiro "Bananeira". Em toda região ele ficou mais conhecido como o maior vaqueiro de todos os tempos. Em sua luta com o gado nunca deixou de trazer os animais perdidos dentro do Raso da Catarina, era exímio cavaleiro e entre as caatingas manejava com maestria suas montarias.

Inforamações e foto de João de Sousa Lima
Fonte: http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Gervásio: O soldado rastejador que pertenceu ao grupo de Zé Rufino

Mais uma descoberta do escritor João de Sousa Lima

 
Gervásio e João de Sousa

Encontrado em Jeremoabo o soldado rastejador do grupo de Zé Rufino.
José Silva Lima é o verdadeiro nome de Gervásio.
Gervásio além de rastejador era o degolador de cangaceiros e participou da morte de diversos deles.
Antes de entrar na policia esteve com Lampião na casa de Antonio Martins, na margem do Rio Vaza Barris e por |Lampião foi convidado para ser cangaceiro e não aceitou. Entrou na volante em 1931 com 15 anos de idade. Foi muito amigo dos soldados Murundú e Marancó. Gervásio confirma como sendo coiteiros de Lampião os dois irmãos João Maria e Liberato de Carvalho.
Foi Gervásio quem degolou Zepellin, Pai Véio, Gorgulho e Patativa.
no momento Gervásio encontra-se na casa de um dos filhos em Araci, Bahia. É um homem reservado e só nos recebeu em sua residência por que fomos até ele com um dos filhos mais velho.
Gervásio tem na memória as marcas desse passado ainda recente, guarda lembranças dos momentos dificeis e de terror que passou nas caatingas nordestinas. Daquele tempo ainda guarda o facão da marca jacaré que degolava os cangaceiros.


 Gervásio gesticulando segurar um rifle
Relatando com detalhes como era os combates com os cangaceiros
 

Fonte: http://www.joaodesousalima.com/