sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Gervásio: O soldado rastejador que pertenceu ao grupo de Zé Rufino

Mais uma descoberta do escritor João de Sousa Lima

 
Gervásio e João de Sousa

Encontrado em Jeremoabo o soldado rastejador do grupo de Zé Rufino.
José Silva Lima é o verdadeiro nome de Gervásio.
Gervásio além de rastejador era o degolador de cangaceiros e participou da morte de diversos deles.
Antes de entrar na policia esteve com Lampião na casa de Antonio Martins, na margem do Rio Vaza Barris e por |Lampião foi convidado para ser cangaceiro e não aceitou. Entrou na volante em 1931 com 15 anos de idade. Foi muito amigo dos soldados Murundú e Marancó. Gervásio confirma como sendo coiteiros de Lampião os dois irmãos João Maria e Liberato de Carvalho.
Foi Gervásio quem degolou Zepellin, Pai Véio, Gorgulho e Patativa.
no momento Gervásio encontra-se na casa de um dos filhos em Araci, Bahia. É um homem reservado e só nos recebeu em sua residência por que fomos até ele com um dos filhos mais velho.
Gervásio tem na memória as marcas desse passado ainda recente, guarda lembranças dos momentos dificeis e de terror que passou nas caatingas nordestinas. Daquele tempo ainda guarda o facão da marca jacaré que degolava os cangaceiros.


 Gervásio gesticulando segurar um rifle
Relatando com detalhes como era os combates com os cangaceiros
 

Fonte: http://www.joaodesousalima.com/

2 comentários:

  1. Tem alguma coisa errada neste artigo acima, pois que cortou a cabeça de gorgulho foi o soldado rastejador Lionidio da volante de zé rufino, ele mesmo conta no documentário de paulo gil soares em entrevista com zé rufino, esta no youtube é só procurar !!!!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria(preciso) saber sobre o soldado Marancó(Oresto Barbosa de Sousa).Li reportagem há muito tempo num jornal da baixada Santista, morava na cota 400 da serra do mar em Cubatão-SP, faria 100 anos agora.Fiz um cordel mas não publiquei em papel, preciso completar.Mais detalhe na REDE MACUCO-Marancó, o macaco arrependido.

    ResponderExcluir