sexta-feira, 24 de junho de 2011

Os Cangaceiros


Virgulino Ferreira da Silva-LAMPIÃO e sua companheira Maria Gomes de Oliveira-MARIA BONITA,acompanhados de seus cangaceiros em passagem pela fazenda do cangaceiro CARRAPICHO
Cangaceiro ARVOREDO,este cangaceiro é um dos mais valentes cabras do bando de Lampião.
ARVOREDO já está no grupo OS CANGACEIROS a mais de 10 anos.

LAMPIÃO e CORISCO planejando com seus cangaceiros um ataque a um pequeno povoado da região chamado Nambebé.

LAMPIÃO e CORISCO no bairro de Paulo Afonso chamado Ferroviário,a população da localidade recebem os cangaceiros com bastante alegria e entusiasmo,como forma de retribuir as boas vindas da população os cangaceiros os presenteiam com uma belíssima apresentação.

Este foi o cangaceiro MOITA BRAVA,um cabra valente e destemido do grupo de Lampião,porém o próprio cangaceiro decidiu abandonar o cangaço no corrente ano de 2008.

Esta é uma rara foto em que podemos ver juntos dois ex-cangaceiros do grupo de Lampião,ao fundo o cangaceiro CHUMBINHO e mais a frente o destemido MOITA BRAVA,ambos não componhem mais o grupo do capitão Virulino. 

Cangaceiro TOPA TUDO é um dos mais velhos do bando com mais de 50 anos de vida cangaceira dedicada a cultura nordestina.Ele foi um dos primeiros componentes a participar do grupo Os Cangaceiros juntamente com o fundador do grupo Guilherme Luiz dos Santos.
eita cabra macho da gota serena

Aí estão os cangaceiros PEDRA ROXA e PEITICA,foto tirada por Adson Abraão Botto no munícipio de Glória-Ba.
PEDRA ROXA já está no cangaço a 7 anos,porém PEITICA ficou apenas 2 dias nessa vida incerta,ele abandonou o grupo antes mesmo de conhecer pessoalmente LAMPIÃO.
Segundo relatos do próprio ex-cangaceiro,ele nao tinha coragem para viver nas caatingas do sertão,sendo perseguido pela volante.

MARIA BONITA e SABONETE posando para foto.Este bravo cangaceiro sempre foi seu fiel escudeiro na ausência de LAMPIÃO.

MARIA BONITA
 foto tirada na ilha do urubu no munícipio de Paulo Afonso,pouco tempo depois dela ter entrado para o grupo

PASSARINHO,PEDRA ROXA e COBRA VERDE,no munícipio de Serra Talhada,pouco antes do combate com a volante onde resultou na prisão do coiteiro José Alberto Gomes dos Santos,este coiteiro foi o responsável por denunciar Lampião ao Sargento FILHO.




FORÇA VOLANTE DO ESTADO DA BAHIA
 Estes são os comandantes da volante do estado da Bahia,são eles(Sargento Filho,Capitão Santos e Tenente Lima).Homens de competência e autoridade,juntos já foram responsáveis por mais de 80 prisões de cangaceiros.
 Sargento FILHO,homem sério,destemido e sanguinário.Segundo o próprio Srtg.Filho ele teve a sorte de escapar das mãos dos cangaceiros do grupo de Corisco em um combate em que foi ferido por um disparo de rifle.
-cunsigui correr muito dus cangacero,e mi iscundi na casa de um vei,fiquei lá pur uns 2 dia.Dispois qui eu consegui andar fui mimbora,mais eu dexei um conto de réis pru vei que mi ajudô.
 Pequeno grupo de volantes do ex-Tenente Gilson,que foi misteriosamente preso pelo seu amigo de guerra Capitão Santos,que lhe acusou seriamente de traição.

CAP.SANTOS.-tenente gilsu forneceu armamento i munissão prus bandidus duranti 2 ano,foi quando eu cumecei a investigar o caso i discubri qui o traidor era meu amigo gilsu,i ai num tivi ôta coisa a fazê a num ser prênder o tenente.
Grupo de volantes do Cap.Santos,na fazenda Feirona após combate com os cangaceiros onde resultou na prisão do cangaceiro CRIANÇA.
Observa-se a presença de algumas crianças integrando a volante(os dois da ponta da fileira de baixo).

 Tenente Lima,Capitão Santos e o ex-Tenente Gilson.
 Volante do estado da Bahia posando para foto
Cap.Santos e seus comandados destruindo o acampamento dos cangaceiros na fazenda Feirona,logo após a expulsão do grupo de Lampião pela Volante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário